Educação

Oficializado o Fórum sobre políticas públicas de diversidade étnico-racial

O ato serviu para assegurar que as discussões sobre o tema continuem em futuros governos

Reprodução -

O Fórum Permanente de Educação e de Diversidade Étnico-racial do Rio Grande do Sul, que discute a diversidade étnico-racial e outros temas relacionados no processo de ensino e aprendizagem em todos os níveis e modalidades de ensino na rede pública e privada, em atividade há pelo menos 12 anos, foi institucionalizado nesta segunda-feira (19), pelo governo estadual. 

O ato serviu para assegurar que as discussões sobre o tema continuem em futuros governos. A solenidade faz parte da Semana de Consciência Negra, que teve início no dia 14 deste mês e segue com programação até o dia 20, data anual em que é lembrada a morte de Zumbi dos Palmares, líder histórico da resistência contra a escravidão no Brasil.

O Fórum é composto por representantes de órgãos públicos e da sociedade civil e é organizado desde 2006. As discussões tratam sobre a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), instituída pela leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que altera artigos da chamada Lei de Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e do ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e dos povos indígenas nas escolas, que vigora em todo território nacional.

Para o governador José Ivo Sartori, o ato representa uma nova oportunidade para serem reconhecidos e valorizados os direitos das mais diversas etnias no estado. “Que este fórum possa formar cidadãos conscientes da sua origem. O povo brasileiro é um só, tem um pouco de tudo. Esperamos que um dia a sociedade seja mais justa e não mais precise de instrumentos como esse para nos lembrar do óbvio: que todos somos iguais e temos os mesmos direitos”, afirmou.

“O tema (do ato) abrange não apenas a educação, mas as relações sociais humanas em toda a sua plenitude. É um trabalho permanente na busca pela valorização da educação como papel transformador entre as pessoas. Estamos em um estado onde o desenvolvimento se deve muito a diversas etnias”, destacou o secretário da Educação, Ronald Krummenauer.

A importância da participação dos integrantes do fórum na elaboração e regulamentação de políticas para o Plano Estadual de Educação e em eventos como a etapa estadual da Conferência Estadual de Educação também foram citados. Relacionado ao tema, a Assessoria de Relações Étnicas da Secretaria da Educação lançou o livro 'Territorialidades Negras no Rio Grande do Sul', na 64ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre, com a publicação de cerca de 40 artigos sobre o assunto.

“Algumas pessoas fazem governos de partidos e assim que acabam as gestões aquelas políticas elaboradas retornam a zero. Independente da reeleição do governador, temos políticas que vão continuar no RS. Por isso, quero agradecer a relação de diálogo que tivemos com todos”, agradeceu o atual coordenador do Fórum, José Antonio dos Santos da Silva.

Participaram da solenidade o secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), Victor Hugo e integrantes do grupo de representação do Fórum Permanente.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Novo edital do Mais Médicos é publicado no Diário Oficial Anterior

Novo edital do Mais Médicos é publicado no Diário Oficial

Semana da Diversidade é aberta oficialmente Próximo

Semana da Diversidade é aberta oficialmente

Deixe seu comentário